top of page

SOBRE NÓS

HISTÓRICO

No início de novembro de 2009 Marcella, na ocasião com 9 anos de idade, pediu ao seu pai que recolhesse as crianças abandonadas para que viessem morar com eles. Diante da alegação do pai, de que na casa deles não caberiam tantas crianças, e que, além disso, eles não teriam condições de atendê-las convenientemente. A menina insistiu sugerindo–lhes que comprassem a casa desocupada nas proximidades da residência deles e ela os ajudaria a cuidar das crianças. O pai, de pronto, sentiu vontade de assim proceder, e mesmo não vendo como viabilizar tão nobre desejo, simplesmente respondeu que se a casa estivesse à venda e que se ele tivesse dinheiro suficiente, sim, compraria a mesma. A casa em questão era de uma vizinha que se ausentara após o falecimento do marido.

Seguiu-se ao pedido da Marcella uma série de fatos que surpreenderam pelo encadeamento e velocidade com que foram ocorrendo: depois de dois ou três dias da fala da Marcella, a vizinha retorna e encontrando o pai da menina pergunta a este se gostaria de comprar a casa, pois ela iria vendê-la. Surpreendido pelo inesperado da oferta, sentindo nela a própria mentalização da Marcella, num impulso ele responde que sim, que gostaria de efetuar a compra, mas que não dispunha do dinheiro necessário. A vizinha sugeriu que ele obtivesse um financiamento. Foi assim que em 17 do mesmo mês de novembro de 2009 a casa já estava escriturada em nome do pai da Marcella, pronta para ser cedida em comodato a uma entidade que se fundasse para tocar o projeto idealizado pela inspirada menina.

O passo seguinte foi contatar amigos para agregar pessoas em torno da ideia lançada por aquela adorada filha. Os preparativos para a criação da Casa Lar foram de imediato iniciados e se desenvolveram celeremente. Em 22 de maio de 2010, Marcella ficou sabendo que a “casa que imaginou” acabava de ser fundada e que recebera o nome de "CASA LAR LUZ DO CAMINHO”, uma associação de caráter filantrópico, sem fins econômicos, voltada para a assistência social e tendo como objetivo acolher crianças de ambos os sexos, de zero a cinco anos de idade, tendo seus direitos violados e necessitam do acolhimento institucional, segundo determinação judicial.

Para a sua viabilização econômica financeira, a Casa Lar conta com as contribuições dos associados e colaboradores, e pessoas físicas e jurídicas, além da renda obtida com eventos. Para a realização das atividades práticas, a “CASA LAR” também recebe a valiosa contribuição de voluntários que trabalham nas diversas tarefas que lhe são próprias.

De janeiro de 2010 a junho de 2011, dia da inauguração das instalações físicas, foram 18 meses de muito trabalho, que se envolveram mais de 100 pessoas, entre voluntários e associados. No dia 30 de junho as instalações estavam prontas. Dos 14 associados iniciais, contávamos naquela data com 62 associados.

A Casa Lar começou a fortalecer os músculos da asa do conhecimento em 23 e 24 de julho, quando 32 pessoas (entre voluntários e candidatos aos cargos de assistente social e cuidadores), se reuniram para o “Primeiro Curso de Formação em Cuidados com Crianças de zero a cinco anos de idade”, visando ampliar os conhecimentos na metodologia da doutora Emmi Pikler.

Assim começa esta história, iniciada pelo desejo de uma criança que, amparada amorosa e materialmente por seus pais e envolvida pelo afeto das pessoas que a cercam, viu despertar em si o desejo de estender às outras crianças as mesmas condições de vida que possui. Hoje a Casa Lar Luz do Caminho envolve mais de 300 pessoas, entre voluntários e associados e realizou 267 atendimentos no período de agosto de 2011 a dezembro de 2013.

Casa Lar Luz do Caminho
bottom of page